Dicas úteis para transformar a sua vida com exercício físico

Transforme sua vida com exercicios fisicos

Os exercícios físicos têm o poder de melhorar e transformar a vida de qualquer pessoa.

A qualidade de vida é impactada diretamente, ajudando na prevenção e tratamento de inúmeras doenças e lesões, melhorando a autoestima, fazendo parte do processo de emagrecimento saudável e, em alguns casos, suspendendo uso de medicamentos.

Se você está buscando transformar a sua vida, invista em exercícios físicos!

Arrumar a casa é um exercício físico?

Arrumar a casa é uma atividade física que aumenta o gasto calórico diário. Mas o exercício físico é um tipo de atividade programada e organizada a partir de objetivos pré-definidos. São mais intensos que atividades rotineiras, como arrumar a casa e passear com o cachorro, tarefas essas insuficientes para o desenvolvimento de capacidades físicas essenciais para transformar a sua vida.

Exemplos de atividades físicas (cansam, mas não são exercícios físicos):

  • Faxina na casa
  • Fazer compras no mercado
  • Passear no shopping ou com o cachorro

Exemplos de tipos de exercício físico:

  • Musculação
  • Corrida
  • Natação

Descubra 7 capacidades físicas que vão transformar a sua vida e ninguém te contou

Capacidades físicas são habilidades motoras que podemos desenvolver a partir do treinamento, seja direcionado aos esportes, atividades diárias, saúde ou estética.

Força

Flacidez no bumbum, coxas (principalmente a parte interna) e nos braços são tratados com treinos de força. Se você tem dificuldade de emagrecer ou manter o peso, ou ainda, segurar o filho, levantar um móvel e manter-se na posição ereta ou sentada por longos períodos sem dores, aposte nos exercícios de força. Esqueça de uma vez por todas que vai te deixar musculosa demais, isso só acontece com mulheres que optam por isso.

Confira AQUI alguns mitos e verdades sobre a prática de exercício físico.

Resistência

Ajuda a não ter que parar no meio da escada com falta de ar ou dor na coxa, dá mais disposição para brincar com as crianças, ajuda a prevenir dores para quem trabalha muito tempo sentada ou em pé, além de evitar que você seja a última da turma de corrida ou da trilha.

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Criado por Eusarada
Flexibilidade

Ela é fundamental para quem passa horas em cima do salto, evitando dores e lesões nos pés, tornozelos, joelhos, quadril e costas. Se você fica muito tempo no celular, tablet ou notebook, não deixe de alongar os braços, pois poderá evitar lesões e dores de cabeça, por exemplo. alongar também melhora os resultados na musculação, corrida e atividades do dia a dia, como agachar, pegar algo do chão, ou, simplesmente, amarrar o tênis.

Equilíbrio

Necessário para caminhar elegante em cima do salto, e não cair! Dançar, por exemplo, exige equilíbrio.

Agilidade

São mudanças rápidas de direção que perdemos a medida que ficamos mais sedentários. Sabe aquela pessoa que se movimenta de forma rápida e tu diz que é porque é jovem? Na verdade ela é jovem e ágil.

Velocidade

Alcançar o filho que soltou sua mão e saiu correndo ou correr para não perder o ônibus, são exemplos simples de momentos do cotidiano que exigem velocidade. Se você quer começar a correr, inicie caminhando mais rápido , depois passe para o trote (corrida lenta) e aumente a velocidade do trote até conseguir correr mais rápido.

Coordenação motora

Para não ficar desengonçada, se batendo em tudo, tropeçando ou perdida na hora de dançar.

todos tem que saber dançar macarena

Seu metabolismo é lento? Ative-o com exercícios físicos

Quem nunca culpou o metabolismo por ter engordado ou por não conseguir emagrecer? Ou ainda, por ter dificuldade ou facilidade de aumentar a massa muscular? Claro que temos que levar em conta vários fatores, mas uma coisa é fato: o seu metabolismo é ajustado para suprir a sua demanda, e os exercícios físicos geram um monte reações que aumentam essa demanda.

Desse modo, ao se exercitar, o nosso organismo necessitará de mais calorias e ativará uma série de reações que usam carboidratos e gorduras para dar essa energia extra. Ou seja, um indivíduo que se exercita, gasta mais calorias que alguém que é sedentário.

Confira este conteúdo super legal sobre o que você precisa saber para emagrecer de vez.

Além disso, o melhor é que em apenas uma sessão de exercícios físicos já ocorrem mudanças metabólicas importantes. Mas para que as adaptações sejam melhores e duradouras, você tem que ter o hábito, ou seja, a frequência.

As adaptações alteram o metabolismo de acordo com o tipo, duração e intensidade do exercício físico. Por exemplo, as mudanças serão diferentes se você optar por musculação ou corrida. Por isso você tem que saber qual é o seu objetivo.

Quer emagrecer? Alimentação + exercícios físicos +….

leia também 5 dicas que você precisa saber antes de começar a emagrecer
Criado por Eusarada

Equilíbrio emocional para mudar de hábitos

Sabe aquela sensação boa quando estamos felizes, recebemos um abraço, estamos nos divertindo com amigos? Nesses momentos tão prazerosos, nosso corpo libera os hormônios da felicidade! E adivinha?… Também são liberados com exercícios físicos!

Confira AQUI quais são os hormônios que atuam na nossa felicidade.

Assim, eles impactam diretamente em nossas nossas emoções, por isso, são indicados nos tratamentos de ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração e mau humor.

Desse modo, se você tem algum desses problemas, invista nos exercícios aeróbicos moderados (esforço médio). Por exemplo, antes de uma “DR” com o seu crush, vai dar uma caminhada ou uma corrida e alivie a tensão antes de conversar.

quero mudar agora

Por fim, com tanta coisa boa sobre os exercícios físicos, você vai fazer essa mudança para transformar a sua vida? Ou, vai ficar achando desculpas?

Afinal de contas, com tantas opções de exercícios, maneiras de driblar a falta de tempo e adaptações que podem ser feitas, tenho certeza que tem um que poderá se encaixar na sua rotina.

Publicado por gabiaraujonuernberg

Personal Trainer desde 2003, atuando na musculação, utilizando-se de ferramentas como treinamento funcional, pilates, fita de suspensão, HIIT e peso corporal. Meu propósito maior está em ajudar as pessoas a encontrarem prazer na prática do exercício físico. Na vida pessoal, Gabriela pratica Bodyboard, dentro da sua rotina, esporte que já foi vice campeã brasileira. Além disso, viajar é também um dos seus hobbies.

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